domingo, junho 02, 2013

Tropicalidade

– Olha: veja como o Sol está perto de se pôr! As nuvens parecem perder a magnitude pelas cores ‘irradiadas’ pelo astro rei. Elas se transformaram num mero capricho do Sol que adora colorir as coisas. Esse mesmo que cobre nossa fase diariamente e queima sem pudor. Egoísta.

Agora voltemos às nuvens, conjuntos de partículas de água muito finas. Repare como elas se movimentam e nos enganam com tanta facilidade: a maestria da magia: você olha e está lá; você olha de novo e sumiu.  Culpa dos movimentos verticais do ar, que não deixam as pobres nuvens se estabilizarem, coitadas. Mas mais coitada de mim, que nunca consigo pegar uma delas parada.

O melhor sempre fica para o final, não é? A brisa, também conhecida por ar e vento fresco, refresca. Antes de, ou enquanto forra meu ser externo, acaba surrupiando meu próprio controle corporal. Bailarina girando, remoinhando, rodopiando... – falou como se estivesse sozinha. – Reconfortante.

Espera – olhou ao redor. – Ainda tem as flores, os animais e as pessoas geniosas. Nossa flora resguarda preciosidades – todas as flores são – que necessitam de ajuda externa, João. Algumas têm muita classe, são sofisticadas; outras são esnobes sem um pingo de humildade. As primeiras até podem ser humildes, vai... Daqui elas vão para mãos humanas, usadas para refazer resultados de expectativas, resolvendo agora antigos dissabores. Acho necessário reconsiderar as flores.

Posso definir algumas estruturas de animais como engenhosas casinhas meticulosamente construídas. Acho a girafa a melhor delas. O olhar doce dos animais, quando estão em paz consigo mesmo e o mundo aqui fora não os perturbam, reflete pura ternura, a qual todos os homens poderiam – querendo dizer ‘’deveriam’’ –  compartilhar. Hum... os beija-flores ajudam as flores a se reproduzirem, pelo processo abiótico.

– Abiótico? Eu achei... – Anna interrompeu-o.

Guimarães Rosa questionou por que os homens não inspiram ternura como todo animal. A natureza é engraçada do lado de cá. Do lado de lá é sofisticada. As pessoas são difíceis e não valorizam a barganha da gentileza que têm em mãos. Reclamam muito quando deveriam compreender que todos estão no mesmo barco, na mesma miséria. Dão-se muitos reveses, meu amigo.

– Olha, o Sol está voltando!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...