Um novo modo, aqui no Blog, de interpretar cinema.
Contém SPOILER: detalhes sobre o final e outros. Se não assistiu, recomendo que visite outras páginas deste Blog.
(Personagens principais)
Antonius Block — Max von Sydow
A Morte — Bengt Ekerot
Jof — Nils Poppe
Jons — Gunnar Björnstrand
Jons — Gunnar Björnstrand
Mia — Bibi Andersson
Jonas Skat — Erik Strandmark
Jonas Skat — Erik Strandmark
O cavaleiro que volta das
cruzadas (séc. XIV, Idade Média, era apocalíptica) e narra uma passagem do livro de Apocalipse. Presenciara a peste culminando em suas batalhas e, por isso, sua fé em Deus se
encontra abalada.
É preciso contextualizar a obra. Transcrevo abaixo o momento em que São João, após ser arrebatado em espírito aos céus, presencia a abertura do livro selado com sete selos (Apocalipse 8:1):
A abertura do sétimo selo. Os sete anjos com as sete trombetas; as quatro primeiras
Como se vê, a abertura do sétimo selo é o alicerce para o início da destruição.
- E, HAVENDO aberto o sétimo selo, fez-se silêncio no céu quase por meia hora.
- E vi os sete anjos, que estavam diante de Deus, e foram-lhes dadas sete trombetas.
- E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
- E o fumo de incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
- E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.(...)
A Morte surge para levá-lo, mas o cavaleiro não está espiritualmente preparado, portanto propõe-lhe uma partida de xadrez, como forma de decidir seu destino – ou o de sua vida. (Há pausas na partida para resolver contratempos que a Morte concede a seu adversário e potencial escolhido.)
Somos então apresentados aos atores que montam e encenam espetáculos para uma plateia não muito contribuinte (‘’Acho que eles não gostam de arte’’).
Jof é um visionário, e importa seu dom por vermos que é o único capaz de presenciar os vislumbres resultantes da catástrofe.
A Igreja interrompe com a crucificação de indivíduos com a peste, sob o argumento de que são as causadoras, estão cometendo pecados que as levarão ao juízo final, sem direitos sobre o arrebatamento.
Não somente, estes achavam que Deus estava punindo-os pelos seus pecados, por isso se autoflagelavam. A influência da Igreja é clara e direta.
– O cavaleiro e seu vassalo ficam amigos dos artistas e os convidam para seguir viagem, pois a peste ruma para o sul, e é em Elsinore que acontecerá um festival do qual os segundos querem participar.
– Os atores observam, escondidos e atônitos, o jogo entre Antonius Block e a Morte e, apavorados, decidem fugir daquilo que seria seu fatal destino – pois mais tarde a Morte levaria todos os outros consigo, numa dança macabra (sem surpresa). Dödsdansen.
Questões
acerca de O Sétimo Selo
- Religião; ideais religiosos e sua ausência;
- Crença na ação da Morte;
- Juízo final;
- Existência divina;
- Que importância tem os seres humanos para Deus.
Mas, Det Sjunde Inseglet (no seu original), vai além, partindo para questões existenciais e culturais:
Existenciais — nossas ações na Terra: o que fazemos (ou não), e isso agrada a Deus?
Culturais — pois
‘’eles não gostam de arte’’ e o conhecimento que se tem da Bíblia.
Ao final, ficam-nos reflexões como: a ação e o juízo que a
morte faz da humanidade; quais são os critérios que ela, como detentora majoritária da vida,
usa (se é que usa) para escolher suas próximas ‘’vítimas’’?
Se arrastarmos a questão para a vida, questionaremo-nos se a
realidade confunde-se com a ficção (e/ou até que ponto isto acontece) – pessoas
de todas as idades morrem, por várias circunstâncias e motivos –?
E a morte, pertence estritamente ao lado do mal, uma vez que aqui age sem precedentes, orientação e comando divinos?
E a morte, pertence estritamente ao lado do mal, uma vez que aqui age sem precedentes, orientação e comando divinos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário